quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Texto 10 : "O rock pode salvar o mundo?"

                                               Caridade ou Estratégia de Marketing?

                     Atualmente existem muitos artistas que fazem doações para orfanatos, ajudam pessoas desabrigadas e pessoas de países mais pobres. Na maioria das vezes, essas atitudes aumentam a fama desses artistas.
                     Artistas como Madonna, que ajuda na educação de crianças; Angelina Jolie e Brad Pitt, que adotaram crianças órfãs depois do terremoto do Haiti e Bono Vox, que ajuda pessoas desabrigadas de países que sofreram desastres ambientais são exemplos de boas ações.
                    Mas nem todos os artistas estão envolvidos em causas para ajudar pessoas necessitadas. É o caso do grupo Maná que está envolvido em campanhas para salvar a natureza, os animais e construir um ótimo futuro para nossos filhos e até para nós mesmos.
                   Com as atitudes desses artistas muitas pessoas são beneficiadas, entre elas crianças, adultos e até mesmo famílias inteiras. Independente de tudo isso ter realmente um sentido na vida desses artistas ou não passar de uma estratégia de marketing, o que vale realmente é a ação.

Texto 8 : "De que forma os pais poderiam de fato contribuir para fazer da leitura um hábito que começasse em casa."

                                                        Até onde vai?


         Hoje em dia, os pais preferem gastar dinheiro com roupas e brinquedos a comprar livros para a educação de seus filhos. Em países desenvolvidos como a China, as crianças aprendem desde cedo sobre a importância da leitura.
       No Brasil, a maioria das pessoas reclama por termos escolhido um presidente semi-analfabeto, mas ninguém faz nada para mudar esse quadro tão complexo que a educação brasileira apresenta.
       Isso é o resultado da falta de leitura. Se não houver incentivo por parte dos pais, as crianças não vão mais ler e em um futuro não tão distante teremos um país de crianças e adolescentes desinteressados na leitura. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Texto 7: Posicionamento sobre quais seriam as mudanças ocorridas no modo de vida das pessoas.

                                  O modo de viver de cada um

      As gerações sempre tiveram muitas diferenças entre elas. Contudo, as gerações que nasceram nas décadas de 80 e 90 parecem ter um abismo de diferenças em relação às anteriores.
      Os jovens de agora possuem uma energia interminável. Gostam de correr riscos, enfrentar situações novas e têm sonhos que seus pais jamais imaginaram. Desejam conhecer o mundo, são solidários, querem um mundo melhor. E cansam de ouvir seus avós e pais dizerem “no meu tempo as coisas não eram assim”, mas argumentam e não desistem facilmente.
      Esperamos que na ansiedade das bruscas mudanças eles consigam realmente construir um mundo melhor para todas as gerações que convivem no mundo de hoje.

Texto 6: Colocação Pronominal (Vídeo - Língua Portuguesa e Artes)

Texto 5: “Em briga de elefantes o prejudicado é o capim."; "O poder da educação"; "A força da não-violência”


                              O mundo que queremos

“Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo” (Mahatma Gandhi). Isso é o que cada um de nós, simples cidadãos, precisa praticar todos os dias e os grandes líderes políticos também. Quando acreditarmos que conversar, respeitar as diferenças e entender que sempre há diferentes visões para tudo na vida, quem sabe possamos viver uma cultura de paz.
     Nas famílias, as pessoas são diferentes, têm laços de sangue. Entretanto, muitas vezes isto é esquecido e o lar é um lugar de violência, onde as pessoas não se sentem seguras. No trabalho, na escola, pessoas diferentes se relacionam e precisam aprender a respeitar-se para conviver. Nos estádios, nas festas, nas ruas, as pessoas desconfiam umas das outras, pois a segurança não existe mais.
     Momentos seguros e de tranquilidade estão cada vez mais restritos ao nosso grupo de convivência. Precisamos aumentar e repassar a força gerada pela não-violência para que as outras gerações encontrem um mundo melhor.

Texto 4: A distorção de valores na sociedade contemporânea

O exemplo educa

A sociedade contemporânea se vê rodeada de muitas mudanças, avanços tecnológicos que facilitam a vida de todos, na verdade, não facilitam a vida em todos os sentidos.
      Hoje, a maioria das casas possui televisão em todos os quartos, computadores, pelo menos no quarto dos filhos, todos da família possuem celulares... São facilidades que, cada vez, mais afastam os membros da família,  mas os aproximam do resto do mundo.
      E, mesmo diante de tudo isso, a família continua sendo a peça  mais importante para a formação do caráter das crianças e dos adolescentes, ensinando pelo exemplo, lutando para que construam pensamentos construtivos e  para que saibam “se virar” no mundo em que vivemos. 

Texto 3: Simples e simplesmente fantástico


                   Um simples gesto

É das coisas mais simples da vida que nascem os melhores momentos. Quem diria que, de uma simples gota, poderia nascer uma enorme onda daquelas que a gente vê nos filmes e pensa que é de mentira. Pois é, às vezes nem percebemos, mas é das coisas mais simples da vida que nascem os melhores momentos.
      Talvez por tudo ser tão automático na correria do dia a dia, não percebemos o quão importante é um simples gesto de solidariedade. Para nós, pode não significar nada, mas para a pessoa que está recebendo esse “pouco” do seu tempo pode estar se sentindo muito feliz e pode ser que leve este gesto por muitos anos de sua vida.
      Se cada um parasse um pouco do seu dia para apreciar os momentos mais simples da vida, com certeza nosso mundo seria melhor e tudo faria mais sentido. Afinal, você já parou para pensar que alguém acabou de ter a grande ideia de transformar uma simples letra neste grande texto?

Texto 2: O amor e os relacionamentos amorosos em pleno século XXI

      A velocidade dos relacionamentos

      O século XXI é o século da velocidade. Velocidade que modifica tudo, inclusive os relacionamentos amorosos.
      As pessoas se conhecem superficialmente e, assim como se encontram, separam-se. A importância está na quantidade de pessoas com quem se envolvem e não na qualidade dos relacionamentos. O olho no olho e a emoção de estar realmente conhecendo um novo amor foram trocados por simples mensagens de celular, conversas pelo msn e depoimentos em redes sociais.
      Para construir a base de um relacionamento é preciso conhecer seu parceiro, saber seus gostos, suas manias e seu jeito de ser e de encarar a vida.
      Enfim, ter um relacionamento é importante para podermos amadurecer, conhecer pessoas e fazer a escolha certa. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Texto 1: Memórias do paladar


Almoços de Domingo

      Desde pequena, minha família se reunia aos domingos para fazer churrasco e jogar conversa fora. A cada semana no reuníamos na casa de alguém.
      Passávamos o dia conversando e o "almoço” se estendia durante a tarde inteira e sempre acabávamos ficando para o jantar.
      E, com o passar do tempo, a família foi aumentando e os nossos avós foram envelhecendo. Assim os almoços de domingo foram se tornando cada vez mais raros.
      Essas são lembranças que vão ficando distantes em nossas memórias, mas que nunca poderemos esquecer porque são momentos muito importantes, pois, a partir de agora, vão se tornar muito mais raros.